Equipe PIP/CBC

Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Brazil
Este blog foi idealizado como mais uma forma de ajuda da Equipe do Programa de Intervenção Pedagógica PIP/CBC de Conselheiro Lafaiete, para com os professores, companheiros de profissão e demais SRE's, além de tornar um espaço acessível por todos para trocarmos experiências e ideias sobre o nosso contexto.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mais de 750 professores são capacitados para o Programa de Intervenção Pedagógica em Conselheiro Lafaiete

Discutir e aprimorar “a prática do Currículo Básico Comum na sala de aula sob a perspectiva interdisciplinar” foi o tema da capacitação da Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete, que encerrou no dia 30 de agosto, o ciclo de encontros realizados para os 787 professores da rede, oriundos de 45 escolas e 16 municípios da SRE de Conselheiro Lafaiete.
Nos dias 23, 28, 29 e 30 de agosto a SRE promoveu em dias únicos, e dias consecutivos, formação voltada para o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) para os 340 professores restantes. Segundo a Analista Educacional Michele Andrade, que esteve presente nos encontros para orientar os educadores na área de português “a capacitação é oportuna porque os educadores tem a oportunidade de externar suas realidades, pontuaram dificuldades e discutiram possíveis soluções a partir de práticas em sala de aula, com foco em trabalhos interdisciplinares, que podem ser utilizados para sanar demandas de estudantes com algum desnível de desempenho e aprendizagem”, contou a analista.
Cerca de 800 professores foram capacitados pela SRE de Conselheiro Lafaiete para Programa de Intervenção Pedagógica. Foto: Arquivo SRE Conselheiro Lafaiete
Cerca de 800 professores foram capacitados pela SRE de Conselheiro Lafaiete para Programa de Intervenção Pedagógica. Foto: Arquivo SRE Conselheiro Lafaiete
Nos encontros de capacitação para o PIP os educadores trocam experiências, e consolidaram conhecimentos sobre o CBC, além de participarem de oficinas. “Existem casos que são mais recorrentes, como aqueles em que um aluno ou um pequeno grupo destoa do restante da turma no acompanhamento de conteúdos. Nestas oficinas sentamos para discutir o meio termo entre dar atenção especial para as situações em questão, o que pode comprometer o andamento do restante da turma. E por outro lado, os professores precisam responder a esta demanda. Escolher um dia ou dois da semana para trabalhar os descritores do CBC que ainda não forem consolidados, como ensinar os alunos a inferirem informações no texto, basicamente a interpretação, ou criar atividades que acione todas as disciplinas para esta necessidade foram algumas das soluções propostas pelos professores presentes, com base em quadros passados”.
Por esta razão, a diretoria educacional da SRE de Conselheiro Lafaiete, em parceria com os analistas educacionais e educadores estão alimentando um diário online, no endereço piplafaiete.blogspot.com, para compartilhamento de opiniões, questionamentos e experiências em sala de aula. Os especialistas do 9º ano do Ensino Fundamental também participaram da capacitação.
Participaram da capacitação professores das disciplinas de Geografia, História, Inglês, Ciências, Educação Física, Arte, Português e Matemática. Foto: Arquivo SRE Conselheiro Lafaiete
Participaram da capacitação professores das disciplinas de Geografia, História, Inglês, Ciências, Educação Física, Arte, Português e Matemática. Foto: Arquivo SRE Conselheiro Lafaiete
Sabemos, por exemplo, que os alunos sabem as operações matemáticas, mas muitos não conseguem interpretar o enunciado do problema em si. Portanto, não sabem usá-las. Trocar experiências sobre como agir sobre este tipo de defasagem é o objetivo da capacitação, que busca a melhoria do ensino”, explicou a analista educacional.
Contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos em leitura, escrita, matemática e demais conteúdos é também a finalidade da capacitação, segundo a coordenadora do PIP/CBC, Maria do Carmo Milagres.
As oficinas para discutir quais as habilidades os alunos devem consolidar, que tipo de atividades dentro desta interface de conteúdos do CBC podemos utilizar, foram realizadas durante todo o dia. Com exceção das capacitações voltadas para as disciplinas de Português e Matemática que demandaram três dias de encontro. História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física, Inglês, Português e Matemática formam o pacote das disciplinas na qual se oferta a capacitação para o PIP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário